27 novembro 2009

Nalle Jansson - Juiz AWC 2010

Nalle Janson, é o juiz do proximo mundial de Agility.

Podem consultar o site dele aqui

Todas as pistas que ele ajuizar nestes proximos tempos e as que ele ajuizou em 2009, podem ser consultadas no site dele , link


Vi algumas das pistas deste juiz e uma caracteristica chamou atenção
Esta pequena sequencia é repetida algumas vezes em algumas das pistas que dei uma espreitadela


Just Agility

25 novembro 2009

Taça de Portugal Agility 2009/2010

O CNEMA - Santarém vai receber mais uma edição da Taça de Portugal, este ano ao contrario do que têm acontecido vai decorrer num único dia .... dia 01/12/2009.

Eu acho excelente esta alteração, mesmo que seja pontual. Fazer 4 pistas num dia é muito comum nos países onde o Agility é mais competitivo e o normal em grandes provas internacionais, alem de que a população de Santarém merece um dia em grande só de Agility !!!

A Taça é a festa do Agility, os iniciados competem com os avançados, os midi competem contra os std , basicamente são todos contra todos e tudo ao molho !!

Deixo aqui o programa da festa

Local: CNEMA - Santarém
Data: 01.12.09
Horários:
09h45 - Inspecção veterinária
1º Parte - 10h00 as 13h00 - Agility Equipas e Jumping Individual
Intervalo para almoço
2º Parte - 15h50 - Apresentação das equipas e clubes ao publico
16h00 - 18h00 - Jumping Equipas e Agility Individual
Final - Consagração dos vencedores da Taça de Portugal 2009
Consagração dos Campeões Nacionais de 2008/9 - MIDI
Juiz: Dr.Luis Narciso
Veterinário: do Cnema
Piso: terra especial de picadeiro


Eu e o Kissy vamos lá estar ( o Just também, mas só para espreitar !! ) e depois de nas ultimas duas edições termos conseguido ganhar ..este ano temos o mesmo objectivo ...trazer a Taça para casa.

Apareçam ... que têm um dia de festa garantido

Just Agility

Hugo,
Kissy e Just

24 novembro 2009

Agility WC 2010 – Juízes

Sabine Mac Nelly da Alemanha
Pistas
Nalle Jansson da Suécia
Pistas

Podem ver mais pistas neste link

Just Agility

23 novembro 2009

Grupo de Agiliteiros de Portugal




As Associações Sem Fim Lucrativo “Caniclube – Escola de Treino Canino” e “Bomcãoportamento - Escola de Treino Canino”, no sentido de dinamizar e desenvolver o Agility em Portugal decidiram organizar um campeonato denominado “G.A.P. – GRUPO DE AGILITEIROS DE PORTUGAL.”

Com esta medida pretende-se, essencialmente, melhorar as condições dos actuais competidores, melhorar o nível competitivo, permitir a preparação de novos juízes e acima de tudo incrementar o número de praticantes de Agility.

Link oficial

Parabéns pessoal, não basta ter ideias ... é preciso as colocar em pratica e lutar por aquilo que se acredita.

Sempre que puder podem ter a certeza que estarei presente


Hugo

22 novembro 2009

Entrevista com a Natasha Wise na " AGILITY ZONE MAGAZINE"




Podem ler na revista Agility Zone uma entrevista da Natasha Wise e muito mais sobre Agility.
Este exemplar de Outubro é gratis

Link


Just Agility

20 novembro 2009

Novo regulamento de Agility

O campeonato de Agility Português 2009/2010 iniciou-se com novas regras, provavelmente alguns agiliteiros desconhecem algumas dessas alterações ou então nunca pensaram sobre o assunto.

A principal alteração foi a criação do Grau 3, alteração que eu concordo na generalidade, mas não concordo com alguns aspectos.


Artigo 12º
Tipo de provas
O campeonato nacional é composto por dois tipos de provas.
Provas classificativas
As provas classificativas são 10, e nestas provas há grau 1 e 2 assim como todas as classes. O seu objectivo é permitir aos participantes de grau 2 obterem 3 excelentes limpos no agility e 3 excelentes limpos no jumping, estes excelentes não precisam de ser obtidos nas mesmas provas. A obtenção destes excelentes dará acesso ao grau 3 das provas finais.
Provas finais
As provas finais são as 5 últimas do campeonato. Os concorrentes que conseguirem nas classificativas os 3 + 3 excelentes limpos, competirão em grau 3 para o título de campeão e para a presença na selecção nacional ao Mundial.
Os participantes que não conseguirem os 3 + 3 excelentes limpos, participarão em grau 2 para o título de melhor dupla grau 2 do ano.
Nas provas finais continua a haver grau 1 para passagem ao grau 2 como nas provas classificativas.
Isto para todas as classes.
Artigo 14º
Sistema de Classificação
1. Provas classificativas:
Nestas provas apenas se apura o nº de excelentes limpos obtidos nas 10 provas, não há ranking.
2. Provas finais, pontuação:
a) Por cada EXC limpo/manga serão atribuídos 2 pontos; por cada EXC com faltas/manga 1 ponto
b) A pontuação final de cada prova é dada pelos pontos obtidos em cada manga individual mais os pontos da classificação geral.
c) Na classificação geral os pontos serão atribuídos por ordem decrescente da classificação tendo o 1º classif. o nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes. Os concorrentes eliminados numa das mangas não receberão estes pontos.

Exemplo: 30 concorrentes – 1º classif 15 pontos
2º classif 14 pontos
3º classif 13 pontos
4º classif 12 pontos
………….
………….
15º classif 1 ponto

Caso o nº de concorrentes seja impar será atribuído ao 1º classif. nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes arredondado para o nº inteiro acima.

Exemplo: 29 concorrentes – 1º classif. 14,5 ; 15 pontos, restantes por ordem decrescente

3. O título de Campeão Nacional para cada uma das classes (Standard, Midi, Mini, Vet e Inf.), é obtido pelo somatório das 5 provas finais.
4. Os critérios de desempate serão aplicados sobre as provas finais, em caso de persistir o empate serão utilizados os resultados obtidos nas classificativas

Vamos a cálculos relativamente ao sistema de pontuação das 5 finais
Como exemplo vejamos a classe Midi , que neste momento participam 2 a 3 cães
Se 2 cães passarem para Grau 3, vamos ter em cada prova ( se forem os dois cães obviamente ) 1 ponto em disputa na classificação geral !!!
d) Na classificação geral os pontos serão atribuídos por ordem decrescente da classificação tendo o 1º classif. o nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes. Os concorrentes eliminados numa das mangas não receberão estes pontos.

Ou seja se eu ficar em 2º na prova levo zero pontos .... acho ridículo esta situação.
Mais ridículo é no caso de haver apenas 1 participante na prova, o máximo que pode ganhar na classificação geral é 1 ponto, que é exactamente igual quando existem dois participantes em prova.

Vejamos a Classe Std e tendo por base unicamente os pontos da classificação geral.
Se um clube ( clube A ) tiver 7 participantes no grau 3, e a totalidade do grau 3 for 15 participantes e se forem os 15 a prova temos 8 pontos em disputa.

Num cenário de que uma dupla do clube A tenha ganho as duas primeiras provas, soma 16 pontos.
Agora imaginem se uma dupla X que por motivos pessoais não pode participar nas duas primeiras provas e os elementos do Clube A decidem não participar nas restantes 3 provas. Assim vão sobrar 8 participantes, segundo as novas regras corresponde a 4 pontos em disputa

Se a dupla X ganhar todas as provas soma 12 pontos ..... ridículo !!

Ou este critério de pontuação permite que se uma dupla ganhar 3 provas pode ficar atrás de uma dupla que apenas ganhou 2 provas !!!!!!! ridículo . Um clube que tem várias duplas no Grau 3 pode simplesmente modificar os pontos disponíveis para cada prova !!!

A minha sugestão é simples e aplica-se a todas as provas finais, seja qual for o número de participantes e sem a existência de pontos por manga
12 pontos para o 1º lugar
10 pontos para o 2º lugar
8 pontos para o 3º lugar
7 pontos para o 4º lugar
6 pontos para o 5º lugar
5 pontos para o 6º lugar
4 pontos para o 7º lugar
3 pontos para o 8º lugar
2 pontos para o 9º lugar
1 pontos para o 10º lugar


Ainda relativo as finais ..... afinal quem são os juízes destas finais ? Ou podemos chegar ao cumulo de termos o mesmo juiz para 3 das 5 provas ?? Não existe nada escrito sobre este assunto .... mas devia estar.

Tens sugestões, criticas construtivas, opinião seja lá o que for .....comenta , é importante para o futuro do Agility Português.

Comenta e faz chegar a tua opinião a quem a deve ouvir

Brevemente vamos analisar outros aspectos do novo regulamento

Just Agility

19 novembro 2009

Kissy ..... em Braga

Eu e o Kissy estivemos em Braga e saímos de la com uma grande certeza .... algo tem de mudar.

Tentei controlar ao máximo, não "pedir" ao Kissy para ele recortar ... simplesmente deixa-lo fazer a pista como ele queria.
Tendo em conta que o piso era muito escorregadio, e que o importante nesta fase do campeonato era limpar a prova ... parte do objectivo foi cumprido.

Fizemos um excelente jumping, um dos melhores tempos da prova, mas o Agility não foi o melhor.
Duas faltas .... duas faltas que têm acontecido com alguma frequência.
1ª - falta no primeiro obstáculo, quanto mais tempo ficar no 1º salto mais excitado ele fica .... mais excitação mais probabilidade da vara cair
2ª - contacto descida da passarele, este tem sido um dos meus maiores desafios ao longo destes últimos dois anos, simplesmente não consigo ter consistência, talvez devido a minha ansiedade





Hugo e Kissy ( voador !! ) em Braga

Prova Braga - 15/11/2009

Decorreu no dia 15/11/2009 a 3ª Prova do Campeonato Nacional de Agility 2009/2010, foi em Braga no PEB integrado na 1ª Exposição Canina Internacional de Braga



“Cada dupla tem de conseguir 3 provas de Agility excelentes zerados e 3 provas Jumping excelentes zerados para passar para o Grau 3, durante 10 provas.”
Com base nesta nova regra e se juntarmos o facto do piso da prova ser em alcatifa onde muitas duplas se recusam a fazer provas, temos como resultado apenas 16 duplas presentes na prova, talvez o número mais baixo de presenças que assisti nos últimos 5 anos.

Cabe a entidade que solicita a presença do Agility nesta exposição repensar se quer continuar a ter Agility .... ou se prefere a bela da alcatifa mas sem Agility !!

Esta foi a estreia da Juíza Edite Vaz, que tenho a certeza que foi aplaudida por todos os que adoram esta modalidade.

Deixo aqui as primeiras pistas oficiais ( estas pistas foram desenhadas por mim, por isso podem ser um pouco diferentes das pistas desenhadas pela Juiza Edite Vaz)





Quanto à classificação:



STD Grau I
1º – Jorge Vaz e Dinga – Caniclube
2º – Rita Caçoilo e Lucas – Caniclube
3º – Sergio Rodriguez e Blade – Caniclube

STD Grau II
1º – Filipe Vilhena e Iris - Caniclube
2º – Filipe Vilhena e Mell - Caniclube
3º – Manuel Martins e Indy – Caniclube

Midi Grau II
1º – Hugo Santos e Kissy – Future Dogs



- Alcatifa .... já estou farto de falar sobre este assunto .....é mau para todos, e as empresas que organizam a Prova de Braga só vão perceber quando o Agility em Braga acabar ....
- 15 duplas participaram nesta prova .... nunca vi nada assim, resta saber se foi um boicote a alcatifa e ou é o novo formato do campeonato que permite estas ausências ???
- Integrar uma prova de Agility numa prova de Beleza pode trazer muita coisa boa, especialmente o público ... mas se em cada passo que dou tenho de ter cuidado onde piso !!! ......é aquilo que eu chamo uma mistura de merda + laca .


- Caniclube .... é sempre um prazer estar com pessoal amigo.
- Juíza Edite Vaz ..... estreia como juiz, está de parabéns, boas pistas, sem erros, que mais se pode pedir. Parabéns Edite.



Just Agility em Braga

13 novembro 2009

Bloopers AWC2009






I LOVE THIS SPORT !!!

Un dia de Perros ..... outra vez



Fiquei fã desta revista ... para quem ainda não leu, aconselho a visitarem o site Un dia de Perros e consultarem os números antigos, excelentes artigos.


No edição nº3 , está uma entrevista com o veterinário Jose Luis Puchol, onde fala dos problemas ( que muita gente no agility simplesmente ignora ...ou nem quer saber !!!! ) que o Agility pode causar, nomeadamente ao nível das articulações dos cães, uma entrevista a ler com atenção.



Uma excelente revista.
Boas leituras pessoal

Just Agility

Slalom - "The Clicker Method"

Ask anybody training and competing in the sport of dog agility what is the most difficult obstacle to teach their dog, invariably they will answer that it is teaching the weaving poles, which can take many months, how true this is, few dogs really ever get to fully understand the weaving poles, mistakes are common, performance for many is a lottery.

Vejam este site The Clicker Method - Weaves , passo a passo a explicação de como introduzir o obstáculo slalom utilizando o clicker como reforço positivo.

Este método utiliza o slalom 2x2 , onde o cão aprende a fazer cada passagem no slalom com total independência do dono.

Este método utiliza o slalom 2x2 , onde o cão aprende a fazer cada passagem no slalom com total independencia do dono.

* We can train the entry/exit behaviours simultaneously.
* All behaviours are homogenious for easy backchaining.
* We get the basic weave behaviour first, the cue goes on a known weaving behaviour.
* Elminates superstitious cues.
* The finished behaviour of weaving is independant of the number of poles


The Clicker Method - Weaves


Bons treinos

Just Agility

08 novembro 2009

3ª Prova Agility 2009/2010 - Braga

Braga vai receber a 3ª prova do Campeoanto de Agility 2009/2010.
A prova vai decorrer no pavilhão do Parque de Exposições de Braga no dia 15/11/2009 as 10h.




Esta prova tem a organização da Escola de Treino Canino - Caniclube

Programa:
- Início: 10 horas
- Juiz Grau I - Filipe Vilhena
- Juiz Grau II - Edite Vaz
- Piso: Alcatifa


Não posso deixar de salientar ..... ALCATIFA, já se falou muito sobre este assunto ... agora cabe a cada um decidir.

Just Agility

Hugo
Kissy, Just



"AJUDA O TEU CÃO ... A CULPA É SEMPRE DO DONO"

04 novembro 2009

Exercicio Clean Run - Novembro 09

O exercício de Novembro 09 da revista Clean Run baseou-se nas pistas do Mundial ( e que pistas !!!! ) , recortes, saltos por trás, serpentinas, cruzamentos por trás, pivots, etc, etc ..... tudo num espaço muito curto ...basicamente pistas muito técnicas e nada fluidas, onde a capacidade técnica e capacidade de concentração são muito importantes.



Podem fazer o download do exercício completo aqui

Não se esqueçam de ir ao site http://www.theagilitycoach.ca/ onde podem consultar mais exercícios referentes aos exercícios da Clean Run




Bons treinos

Just Agility

02 novembro 2009

9º OPEN de "OS CÃOGURUS"

Dia 8/11/2009 , vai se realizar o 9º Open de Agility no campo de treinos de "OS CÃOGURUS"


Mais informações :
Local: Campo de Treinos em Tires
Piso: Terra/relva

Horário:
15h00 - Inicio - Jumping + Grau 1 + Grau 2 Agility
17h30 - Final


Just Agility

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO