26 outubro 2007

Os custos do Agility em Portugal - 14,77% do ordenado mínimo !!

Afinal quanto é que custa fazer agility em Portugal
Vamos dar como exemplo uma pessoa que vive em Lisboa , e que só tem um cão.
Esta época vamos ter 15 provas do campeonato e 2 provas da taça ( fim de semana )
E as contas são :
( valores de portagens e gasoleo retirados da Via Michelin )

Sabendo que o Ordenado mínimo em Portugal é 403 € , os 59,52€ equivale a 14,77%.

Estas excluiram:

- O valor pago pelo cão

- O valor da escola

- O valor da ração

- O valor dos veterinários

14,77 % ... assim é dificil trazer mais pessoas para o AGILITY



8 Comentários:

Anónimo disse...

Grande artigo, mto bem!!!

Just Agility disse...

a não ser que o Agility seja um desporto de elite ??????

Anónimo disse...

Para quem vem do norte ainda é pior!!! Temos aqui 2 causas para esta situação:
1-A maioria das pessoas não abdicam de irem cada um em seu carro, pq se fizessem como nós no Caniclube, Paulo Sousa e Domingos (são os q me lembro) em que juntamos o máximo de pessoas para rachar as despesas concerteza o "tombo é menor"!!!
2-As inscrições são caras é verdade!! Pela minha experiência de organização de provas penso que seria possível com alguma ginastica financeira a nivel de trofeus dimunuir a inscrição mas para isso o CPC também teria que diminuir na taxa por cão, ambos, organizações e CPC teriam que prescindir 1-2 euros cada!!! Não me parece provavel...!!! Não podem ser só os clubes/organizações a fazerem os sacrifícios...

Just Agility disse...

Sim vais de carrinha, mas nem todos tem a hipotese de ter uma carrinha !! Eu não tenho.

Quanto a questão dos 12 euros por cão , podes me dizer quais são as repartições ?

Por mim , não preciso de trofeus, acho que os participantes ficavam muito satisfeitos com uma lembrança para o cão, que seria provavelmente mais barata de arranjar ( devido aos patrocinios de alguns clubes )

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ai agora que eu vou limpar as taças todas querem acabar com elas....!!!!

A serio € 12 parece me muito, afinal quais são os custos? Os organizadores lucram com as provas? a taxa do CPC é para que?

Para o nível de vida dos tugas, para um desporto que tem pouca expressão, parece muito dinheiro, salvo melhor opinião, não me parece a melhor forma de fomentar o agility!

Anónimo disse...

Ola amigos, a repartição das inscrições é assim: 12 euros para o clube organizador, o qual tem q suportar todas as despesas da prova e 4 euros para o CPC, que envia o delegado para supervisionar o andamento da prova.
Em Espanha a totalidade das inscrições são para o clube organizador, apenas no início de época cada clube tem que pagar determinado valor á Canina por cada cão, são as chamadas licenças. De referir ainda que em Espanha não há a figura do delegado como em Portugal. Sinais dos tempos!!!!!!!!!!!!!!!!
O delegado penso ser para o CPC e clubes (de forma indirecta), uma despesa perfeitamente evitável em época de crise!

Anónimo disse...

Apenas uma rectificação á minha msg anterior:
8 euros para os clubes/organizações e não 12, claro!!!!

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO