22 novembro 2007

Diferenças Mini/Midi e STD segundo Filipe Vilhena

Este é um tema bastante complexo pois há sempre uma tendência para generalizar quando se omitem opiniões relativamente a este assunto. Mesmo assim vou tentar passar a minha opinião tendo a consciência das minhas limitações relativamente a este tema pelo facto de nunca ter conduzido um cão midi.

Logo à partida a diferença mais óbvia é a amplitude da passada. Este facto é o ponto chave de toda esta discussão!!!! Se quiserem simplificar esta questão para melhor entendimento pensem assim: comparem a amplitude da passada de um Malinois para um Border (e aqui sei do que falo!!!). As dificuldades de um Malinois para um Border são comparáveis às dificuldades de um Border para um Shetland!!!!!

A amplitude da passada vai ter uma importância vital na execução dos contactos e nas trajectórias. Quanto menor a amplitude da passada mais hipótese o cão terá de tocar o contacto, logo aqui poderemos ver uma enorme vantagem dos midi para os std, mas não se pense que é tão simples assim, pois hoje em dia vemos midis tão explosivos que apesar de terem a amplitude da passada mais curta, passam os contactos também no limite como muitos std. Velocidade também tem riscos, seja para quem for!!!! Como diria o Hugo: “JUST AGILITY!!!!!”

Nas trajectórias quanto maior a passada mais larga poderá ser a trajectória, isto é verdade mas depois outros factores poderão contribuir para uma melhor trajectória como: capacidade do cão de controlar a sua própria velocidade em alguns pontos da pista e capacidade do condutor para ajudar o seu cão a recortar.

A construção das pistas também poderá beneficiar uma classe ou outra:
-Pequenas distâncias entre obstáculos beneficia midis
-Pistas muito recortadas beneficia midis
-Pistas muito fluídas beneficia std
-Obstáculo balancé é de mais fácil execução para um std

Um abraço para todos,
Filipe Vilhena




, em Aguas Santas - Maia




Obrigado Filipe pela participação neste Blog e por todas as mensagens que tens deixado.
Just Agility

1 Comentário:

Anónimo disse...

Isto aqui está animado…. Ò grande líder (por pouco tempo…, pelas minhas contas mais quatro provinhas e o 2Pac começa a galgar pelo ranking acima) se vamos entrar pela via do "meu é melhor que o teu" só chegamos a duas verdades indesmentíveis:

1 – SRD´s Rokcz!
2- Bomcãoportamento Rulez!

Grande parte do problema passa pela falta de novos agiliteiros no geral e não em classes específicas.(salvo melhor opinião)

Venha a TAÇA!

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO