15 abril 2008

Um fim-de-semana com Pere Saavedra

No último fim-de-semana, decorreu no campo de treinos dos Cãogurus um Seminário de Agility com Pere Saavedra. Este foi o meu primeiro seminário de Agility e foi excelente.
Aprendi imenso, e estou pronto para tentar aplicar aquilo que a Pere me ensinou.

Este não foi um seminário onde somente se explicava técnicas de Agility, a Pere tentou sempre demonstrar o outro lado do Agility, lado muitas vezes esquecido, a inteligência canina.

Com base num método chamado Processo Cognitivo de Adestramento Canino, onde o principal objectivo é tentar com que o cão resolva problemas e desta forma melhorar o estado mental.
Simples, já dizia o provérbio, mente sã em corpo são.

Sem dúvida, um cão inteligente, que compreende os conceitos básicos dos obstáculos de Agility tem mais possibilidades de ser um “campeão” do que um cão que se limita a fazer os obstáculos.
Fazer não implica que o cão saiba o que se pretende do obstáculo. Exemplo: coloca-te no início da passarele e dá o comando para o cão fazer a passarele sem te mexeres, se o cão sabe o conceito da passarele faz até ao fim, caso contrario faz até meio e olha para trás a tua espera.

Falou-se também dos princípios básicos de Agility actual, comandos que devem ser ensinados ao cão ainda na idade de cachorro. Como o contornar obstáculo, comandos direccionais, comandos de giro.

Estes 3 comandos são a base de muitos Agiliteiros campeões.
Se tivermos um cão que quando inicia a pratica de Agility já tem estes comandos bem definidos tudo se torna mais fácil para a dupla.

Contactos, talvez o ponto mais esperado do seminário.... os famosos running contacts e os 2 dentro 2 fora.
Hoje em dia já existem agiliteiros a treinar o 1 dentro e 3 fora, sendo que este método só é possível se o cão tiver o perfeito conhecimento que têm 4 patas !!, se repararem os cães dão facilmente as patas da frente, mas a de trás funcionam como uma só, ensinar aos cães que as podem mover separadamente é essencial para utilizar este método.
Treinar os running contacts, implica tempo... muito tempo, implica teres condições de treino e treinar todos os dias, são sem dúvida extraordinários, mas não podem ser feitos por qualquer cão e qualquer pessoa.


Falou-se também dos Blind Crossing, eu tive particular interesse neste conteúdo.
E fiquei a saber o facto de o cão ir para um lado ou para o outro do corpo do condutor depende de uma ordem e não do simples movimento de corpo, pode resultar mas não é método eficaz.
Hoje em dia os alemães são os melhores neste método, é uma condução de risco, pois deixamos de ver o cão por uns instantes, mas ganhas tempo, essencial na alta competição.

Será que é benéfico para o cão fazeres pivots e blinds ?
Misturar 2 estilos de condução pode ser prejudicial, especialmente quando um esta menos treinado que o outro e não tem bases seguras.

Falou-se de mais coisas
- Métodos de distanciamento
- Slalom
- Balance
- Técnica de Salto

No que diz respeito ao meu cão Trantor, ela foi bastante honesta, como foi com todas as pessoas. Trantor é um excelente cão com potencial, mas pode ser melhor se parar de ladrar em pista.
Trantor é um cocker que adora fazer agility, por vezes até demais, e leva-o a um ponto de excitação que lhe é prejudicial. O aumento do stress, o nervoso, provocam erros e falta de concentração.
Este stress leva a que eu seja mais preciso nas minhas ordens e no meu tempo de ordem, sendo que quando eu falho a probabilidade de erro é enorme. O facto de o Trantor ir a ladrar condiciona a sua capacidade de raciocínio e logicamente a sua performance.

Sendo assim já tenho trabalho de casa para os próximos tempos.

Quanto a Pere.
Apareceu em Portugal na companhia de José, seu marido e uma excelente pessoa, e os seus 5 cães.

Fiquei espantado com enorme capacidade de diálogo, apesar de falar unicamente em espanhol, com a sua enorme honestidade e capacidade de interpretação dos cães presentes.
É sem duvida uma excelente pessoa, com uma capacidade enorme de ensinar.

No final teve tempo para nos brindar com algumas habilidades caninas ..... um momento de prazer.

A Pere, ao José e ao João Sá (em nome dos Cãogurus) obrigado por me terem proporcionado este momento, afinal não é todos os dias que se aprende com uma campeã do mundo :)

Podem ver as fotos aqui
( Agradecimentos a Alexandra e a Carla por terem sido as fotografas de serviço )

Hugo & Trantor
Just Agiliy no Seminário de Pere Saavedra

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO