Viragens ..... a tempo e horas
No site da Sílvia Trkman, alguém lhe pergunta como é que ela conseguia virar o cão depois de uma passarele em Running contacts ? e a resposta foi muito simples “ é a mesma coisa que virar após um túnel em linha recta”.
Se hoje em dia vemos “alguns” cães a fazer running contacts, podia apostar que em 2010 vão haver muitos mais, basta darem uma vista de olhos pelo net e verificarem a quantidade de cães que estão a treinar running contacts .
Os juízes também se estão a precaver ..... é muito difícil julgar um running contact, assim ( como se viu no EO2009 ) o obstáculo a seguir a passarele é quase sempre para um dos lados ou para trás, obrigando o cão a abrandar, tornando mais fácil o julgamento.
Não basta fazer running contacts ..... também tem que se saber virar após o contacto de saída e o mais recortado possível.
Os comandos de antecipação verbais e físicos são a base para estas viragens, se o conceito de passarele e de viragem estiverem bem definidos ( conceito = o cão saber fazer o obstáculo do principio ao fim, independentemente do posicionamento do condutor ), o cão sabe que é para virar ou para ir em frente e mediante cada situação ele modifica a passada, sendo mais larga quando é em frente e mais curta quando for para virar, mas sempre com muita rapidez ..... estes são os contactos perfeitos.
Partindo do que a Sílvia Trkman diz no seu site, saiu na revista Clean Run de Junho um exercício excelente
Um túnel em linha recta, 4 saltos de cada lado e temos o treino para as viragens.
Depois basta ir alterando o posicionamento dos saltos
Bons treinos !!!
Just Agility
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado