20 novembro 2009

Novo regulamento de Agility

O campeonato de Agility Português 2009/2010 iniciou-se com novas regras, provavelmente alguns agiliteiros desconhecem algumas dessas alterações ou então nunca pensaram sobre o assunto.

A principal alteração foi a criação do Grau 3, alteração que eu concordo na generalidade, mas não concordo com alguns aspectos.


Artigo 12º
Tipo de provas
O campeonato nacional é composto por dois tipos de provas.
Provas classificativas
As provas classificativas são 10, e nestas provas há grau 1 e 2 assim como todas as classes. O seu objectivo é permitir aos participantes de grau 2 obterem 3 excelentes limpos no agility e 3 excelentes limpos no jumping, estes excelentes não precisam de ser obtidos nas mesmas provas. A obtenção destes excelentes dará acesso ao grau 3 das provas finais.
Provas finais
As provas finais são as 5 últimas do campeonato. Os concorrentes que conseguirem nas classificativas os 3 + 3 excelentes limpos, competirão em grau 3 para o título de campeão e para a presença na selecção nacional ao Mundial.
Os participantes que não conseguirem os 3 + 3 excelentes limpos, participarão em grau 2 para o título de melhor dupla grau 2 do ano.
Nas provas finais continua a haver grau 1 para passagem ao grau 2 como nas provas classificativas.
Isto para todas as classes.
Artigo 14º
Sistema de Classificação
1. Provas classificativas:
Nestas provas apenas se apura o nº de excelentes limpos obtidos nas 10 provas, não há ranking.
2. Provas finais, pontuação:
a) Por cada EXC limpo/manga serão atribuídos 2 pontos; por cada EXC com faltas/manga 1 ponto
b) A pontuação final de cada prova é dada pelos pontos obtidos em cada manga individual mais os pontos da classificação geral.
c) Na classificação geral os pontos serão atribuídos por ordem decrescente da classificação tendo o 1º classif. o nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes. Os concorrentes eliminados numa das mangas não receberão estes pontos.

Exemplo: 30 concorrentes – 1º classif 15 pontos
2º classif 14 pontos
3º classif 13 pontos
4º classif 12 pontos
………….
………….
15º classif 1 ponto

Caso o nº de concorrentes seja impar será atribuído ao 1º classif. nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes arredondado para o nº inteiro acima.

Exemplo: 29 concorrentes – 1º classif. 14,5 ; 15 pontos, restantes por ordem decrescente

3. O título de Campeão Nacional para cada uma das classes (Standard, Midi, Mini, Vet e Inf.), é obtido pelo somatório das 5 provas finais.
4. Os critérios de desempate serão aplicados sobre as provas finais, em caso de persistir o empate serão utilizados os resultados obtidos nas classificativas

Vamos a cálculos relativamente ao sistema de pontuação das 5 finais
Como exemplo vejamos a classe Midi , que neste momento participam 2 a 3 cães
Se 2 cães passarem para Grau 3, vamos ter em cada prova ( se forem os dois cães obviamente ) 1 ponto em disputa na classificação geral !!!
d) Na classificação geral os pontos serão atribuídos por ordem decrescente da classificação tendo o 1º classif. o nº de pontos correspondente a 50 % do nº de concorrentes. Os concorrentes eliminados numa das mangas não receberão estes pontos.

Ou seja se eu ficar em 2º na prova levo zero pontos .... acho ridículo esta situação.
Mais ridículo é no caso de haver apenas 1 participante na prova, o máximo que pode ganhar na classificação geral é 1 ponto, que é exactamente igual quando existem dois participantes em prova.

Vejamos a Classe Std e tendo por base unicamente os pontos da classificação geral.
Se um clube ( clube A ) tiver 7 participantes no grau 3, e a totalidade do grau 3 for 15 participantes e se forem os 15 a prova temos 8 pontos em disputa.

Num cenário de que uma dupla do clube A tenha ganho as duas primeiras provas, soma 16 pontos.
Agora imaginem se uma dupla X que por motivos pessoais não pode participar nas duas primeiras provas e os elementos do Clube A decidem não participar nas restantes 3 provas. Assim vão sobrar 8 participantes, segundo as novas regras corresponde a 4 pontos em disputa

Se a dupla X ganhar todas as provas soma 12 pontos ..... ridículo !!

Ou este critério de pontuação permite que se uma dupla ganhar 3 provas pode ficar atrás de uma dupla que apenas ganhou 2 provas !!!!!!! ridículo . Um clube que tem várias duplas no Grau 3 pode simplesmente modificar os pontos disponíveis para cada prova !!!

A minha sugestão é simples e aplica-se a todas as provas finais, seja qual for o número de participantes e sem a existência de pontos por manga
12 pontos para o 1º lugar
10 pontos para o 2º lugar
8 pontos para o 3º lugar
7 pontos para o 4º lugar
6 pontos para o 5º lugar
5 pontos para o 6º lugar
4 pontos para o 7º lugar
3 pontos para o 8º lugar
2 pontos para o 9º lugar
1 pontos para o 10º lugar


Ainda relativo as finais ..... afinal quem são os juízes destas finais ? Ou podemos chegar ao cumulo de termos o mesmo juiz para 3 das 5 provas ?? Não existe nada escrito sobre este assunto .... mas devia estar.

Tens sugestões, criticas construtivas, opinião seja lá o que for .....comenta , é importante para o futuro do Agility Português.

Comenta e faz chegar a tua opinião a quem a deve ouvir

Brevemente vamos analisar outros aspectos do novo regulamento

Just Agility

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO