30 março 2010

2º ultimas provas da 1ª fase

Decorreu no passado fim-de-semana as duas últimas provas da 1ª fase do Campeonato Nacional de Agility.

Faltam 5 provas, 5 finais que vão servir para apurar os campeões por classe e apurar os seleccionados para o Mundial 2010.

Foi um fim-de-semana de Agility, 2 provas que decorreram no campo de treinos dos Os Cãogurus, que misturaram Agility com um nervoso miudinho.

No final do fim-de-semana, apenas 4 duplas da classe se apuraram para a fase final
Filipe Vilhena com Astra
Isabel Guedes com Chanelle
Ana Faria com Noor
Luis Sousa com Toffy

Parabéns a todas.

Na classe Midi nenhuma dupla se apurou para a final.

Existe uma questão que passa pela cabeça de todos ...... Qual o motivo para só passarem 4 duplas para o Grau 3 ?
• Falta de qualidade ??
• Pressão ??
• Falta de provas para criar mais consistência ??
• Falta de consenso entre juízes, no que diz respeito a dificuldades das pistas para esta fase da época ??
• Etc .....

Acho que de tudo um pouco ...., lembro-me de algumas provas que foram realizadas em pisos com falta de aderência, onde os juízes criaram bastantes dificuldades e tempos inacessíveis para qualquer dupla .....algumas duplas limparam as pistas mas ficaram fora do tempo !!!

Acima de tudo falta mais e mais Agility em Portugal .... acima de tudo falta querer apoiar e não apoiar porque simplesmente são "obrigados".

Mas nem tudo é mau para estes lados !!!

++ Patch e Misty passaram para o Grau 2 ..... duas bombas agliteiras com um grande futuro pela frente



( infelizmente não tenho o filme da Patch )

++ Sofia e Salty ……. temos Mini !!!!!!! bem vinda :) ( video para breve )

++ Isabel e Chanelle ..... querem ver como se conduz ....bem ...bem ... a distancia !




++ Andre com o Rafa estão de volta .... bem vindo amigo

( foto retirada da pagina do Facebook de Os Cãogurus )



Quanto à classificação da Prova:

27/03/2010
STD Grau II

1º – Paulo Sousa e Alegra - Educacão
2º – Ana Faria e Noor - Educacão
3º – Alexandra Rodrigues e Luna- Educacão

Midi Grau II
1º – Francisco Miranda e Eddie - Os Cãogurus
2º – João Ferreira e Pi – Educacão
3º – Hugo Santos e Kissy – Future Dogs

28/03/2010
STD Grau II

1º – Sergio Sousa e Nero - Educacão
2º – Ana Faria e Noor - Educacão
3º – Fernando Horta e Heidi - Os Cãogurus

Midi Grau II
1º – João Ferreira e Pi – Educacão
2º – Andre Martins e Rafa – Os Cãogurus
3º – Hugo Santos e Kissy – Future Dogs

- Somente 4 duplas passaram para o Grau 3 ....algo se esta a passar


- Regresso de Andre Martins e Sofia Narciso as pistas .... muito bem vindos




Just Agility nos campo de Os Cãogurus

5 Comentários:

Filipe Vilhena disse...

Olá Hugo,
Estás a levantar uma falsa questão em torno de só 3 duplas estarem classificadas para o grau 3... (a Astra não deve ser incluída neste lote pois não vai fazer qualquer prova das finais grau 3)...

Se o Sergio não tivesse faltado a 3 provas e se os clubes do Norte tivessem participado em todo o Campeonato tinhamos pelo menos 8-9 cães em grau 3!!!!!

• Falta de qualidade ?? HÁ QUALIDADE... NÃO SOMOS OS MELHORES DO MUNDO... MAS TEMOS UM LOTE DE 7-8 CÃES DE QUALIDADE....
• Pressão ?? COMO EM TUDO, TEMOS DUPLAS QUE SUPORTAM MELHOR A PRESSÂO DO OUTRAS...
• Falta de provas para criar mais consistência ?? MAIS DO QUE NOUTROS ANOS, TEMOS TIDO BASTANTE PROVAS... CAMPEONATo CPC... GAP ... DECATHLON CUP... NO TOTAL SÃO QUASE 30 PROVAS / ANO... NÃO CHEGA ????
• Falta de consenso entre juízes, no que diz respeito a dificuldades das pistas para esta fase da época ?? OU SEJA NESTA ALTURA DO ANO OS JUÍZES DEVERIAM FACILITAR PARA TODOS PASSAREM A GRAU 3...??? È QUE EU AINDA ME LEMBRO DE TU, EU E OUTRAS PESSOAS NÃO TEREM ESTADO DE ACORDO COM O TIPO DE PISTAS QUE O FERNANDO SILVA APRESENTOU NAS ÚLTIMAS 2 PROVAS DA ÉPOCA ANTERIOR, POR SEREM DEMASIADO FÁCEIS...!!!! EM QUE FICAMOS???

Quanto ao teu coment:
..."lembro-me de algumas provas que foram realizadas em pisos com falta de aderência, onde os juízes criaram bastantes dificuldades e tempos inacessíveis para qualquer dupla .....algumas duplas limparam as pistas mas ficaram fora do tempo !!!..."

Também incluis neste lote a prova da Exponor em que "esta alcatifa até parecia relva sintética"????

Agora a culpa é dos juízes...!!!! Será que 1 juíz tem que mudar todo a sua filosofia de desenho e concepção de pistas para satisfazer as exigências de um piso que não tem aderência... Ter que colocar velocidades de 3 metros por segundo para grau 2...??? ridiculo...

O problema é que se continua a colocar os interesses próprios acima dos interesses do agility que neste caso seria o de acabar com provas em alcatifa... portanto para quem continua a dar para esse peditório não posso aceitar este tipo de discurso... Não gostam não vão... se vão não me venham depois com estes discursos...

Just Agility disse...

Filipe,

á li o meu texto algumas vezes ...e nunca referi que os juízes devem facilitar ou deixar de facilitar ... por isso não percebo o teu texto.

O que eu penso é que deve haver consenso entre todos os juízes e comissão
Mas tens razão ... já fiz pistas de Grau 1 em Grau 2, pistas de Grau 3 em Grau 2 .... já vi pistas de G1 muito mais difíceis que G2 .

Não acho correcto, não digo que A ou B estão certos ou errados, porque não é isso que esta em questão ... mas sim definir exactamente o que é G1, G2 ou G3
Eu pessoalmente gosto de pistas difíceis, o que não gosto é de numa prova fazer pista extremamente fácil e noutra um extremamente difícil

Os 3 graus permite separar claramente o nível das pistas .... mas infelizmente isso não acontece.

"Será que 1 juiz tem que mudar todo a sua filosofia de desenho e concepção de pistas para satisfazer as exigências de um piso que não tem aderência..."
Eu não sou juiz .... mas acho que sim !!! O Juiz não tem de determinar as dificuldades da pista e os tempos mediante as condições da prova ?????

Braga e Exponor ... isso não aconteceu


30 provas ano .... se formos a todas até podia ser, mas como ninguém anda a "nadar " em dinheiro ... duvido que isso aconteça


Filipe, não vejo comentário sobre o porque da situação de só terem passado 4 duplas para grau 3 ?

Abs

Filipe Vilhena disse...

Filipe, não vejo comentário sobre o porque da situação de só terem passado 4 duplas para grau 3 ?

VOLTO A REPETIR O MEU COMENTARIO:
Se o Sergio não tivesse faltado a 3 provas e se os clubes do Norte tivessem participado em todo o Campeonato tinhamos pelo menos 8-9 cães em grau 3!!!!!

Filipe Vilhena disse...

Agora a culpa é dos juízes...!!!! Será que 1 juíz tem que mudar todo a sua filosofia de desenho e concepção de pistas para satisfazer as exigências de um piso que não tem aderência... Ter que colocar velocidades de 3 metros por segundo para grau 2...??? ridiculo

SE ACABASSEM AS PROVAS EM ALCATIFA OS JUÍZES JÀ NEM PASSAVAM POR ESTAS SITUAÇÕES DE TEREM QUE MUDAR RADICALMENTE A SUA FILOSOFIA DE CONCEPÇÃO DE PISTAS... MAS ENQUANTO MEIA DÚZIA CONTINUAR A IR À ALCATIFA VAI SEMPRE HAVER ESTAS PROVAS...

Gonçalo Amorim disse...

Olá pessoal.

Estive a seguir esta rúbrica e de facto tenho de concordar com o Filipe em alguns aspectos:

Um facto é que alguns criticam e sempre criticaram a alcatifa, o que é facto é que continuam a participar, mais valia não o terem feito!

Os juízes não devem mudar o seu modelo de pistas, inicialmente deve mudar as condições de aderência e segurança que os nossos cães participam e posteriormente o grau de exigência vs respectivo grau. Continuando a haver alcatifa é melhor fazer pistas em recta... seria giro, durava em vez de 4 horas as provas, seriam apenas de 40 minutos.

Estou inteiramente de acordo ctg Filipe, pois se houvesse mais organização e qualidade em torno do agility, não teriamos 3 cães, teriamos uma grande final com 8 ou mais duplas e um belo espetáculo de agility. Hugo, eu digo 3 pq como te tinha já dito o Filipe não participava, tenho a certeza que todos devem ter recebido o comunicado oficial dos clubes do Norte, certo?
Será apenas e só 1 final com 3 duplas no somatório das 3 categorias. Palavras para quê...

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO