08 outubro 2010

AWC 2010 .... o espectáculo esta de regresso !!

O Campeonato do Mundo de Agility 2010 prometia ser diferente das ultimas competições, realizou-se na Alemanha que é considerada por muitos como uma das maiores potencias mundiais de Agility, realizou-se pela primeira vez num piso de terra de picadeiro e acima de tudo havia a necessidade de mudança ao nível de pistas e julgamentos ....

Eu não fui ao Mundial, mas por aquilo que vi e li, fiquei muito contente com o que se passou.
A Organização prometeu e cumpriu, não li nenhuma queixa sobre o piso e pelos vídeos que vi estava excelente.

E o que mais me deixou contente foi ver as pistas, depois das pistas medonhas do EO2010 e das constantes voltas por detrás dos saltos no AWC2009, os juízes deste Mundial conseguiram trazer o espectáculo de volta aos ringues !!!
Velocidade, técnica e acima de tudo muita fluidez ...estas foram as definições da maior parte das pistas do Mundial.

Pistas difíceis mas fluidas, que permitiam o cão correr mas que ao mesmo tempo implicavam por parte da dupla um controlo tremendo.
Pistas sem armadilhas, pistas sem entradas aos contactos de arruinar um cão , pistas sem prejudicar qualquer método de fazer contactos .... posso estar enganado, mas não vi nenhuma sequencia de passarele e salto para trás !!! E será que isto beneficiou alguns cães ??? Os cães midi e Std que ganharam faziam 2O2 !!!

Algumas pistas:



E Portugal ...


Ana com Noor , Isabel com a Nell e Luis com a Toffy ...todos cães estreantes num Mundial e os resultados não foram muito animadores ( se calhar se já tivessem ido como individuais nos outros anos ..... podia ter sido diferente !!! )
Quando vejo que todos os Tugas fizeram excesso de tempo na prova de Jumping .... isto sim deixa-me curioso .... será que somos lentos ou os tempos que são dados em Portugal são demasiados grandes e assim estamos acostumados a “passear” nas pistas ??
Se pensarmos que em todos os países do Mundo já estão a haver selectivas para a escolha das duplas que vão ao Mundial de 2011 e em Portugal nem temos provas oficiais !!!!!!!!!!!!

Por mais que alguns indivíduos queiram evoluir e estar ao mais alto nível nas grandes provas .... assim é muito complicado.

Na prova por equipas, uma prova bem diferente da individual, os Tugas estiveram melhor, conseguindo um excelente 9º lugar na prova de Jumping ....e depois uma eliminação da Nell na prova de Agility levaram a equipa para o 16º lugar entre 31 equipas..... se não fosse esta eliminação ...o 7º lugar era garantido !!! No entanto considero um bom resultado para 3 cães estreantes e face ao elevado nível de Agility que foi praticado neste Mundial


Parabéns Ana, Isabel e Luis ... com todo o mérito estiveram neste Mundial e saíram de cabeça erguida por terem dado o melhor... Parabéns.

Não posso acabar esta post sobre o Mundial sem alguns destaques

Categoria Midi Individual.... é de deixar todo mundo louco, as “estrelas” são tantas e a competição é tão elevada que não se pode perder um momento um segundo desta competição.
Vejam bem .... nos 10 primeiros lugares ficaram 8 raças diferentes !!!!!!!!!
Border Collie
Shetland
Kooikerhondje - 2
Pastor dos Pirineus
Mudi
Welsh Terrier - 2
Manchester Terrier
Pumi

A Classe Midi continua a crescer e a mostrar grande qualidade, é a prova que nem só de cães std vive o Agility , ao contrario de que muitos pensam.




Natasha Wise e Dizzy
Outra vez campeã Midi ….. ganhou o Jumping e o Agility com verdadeira classe.
Podem dizer que é um Border !!! , mas isso é desculpa .... vejam em que lugar ficou o Border seguinte ..36ª lugar ..... não basta ter um Border .




Lisa Frick e Hoss
Uma jovem com um cão jovem … duas vezes campeã Mundial de STD ....simplesmente magnifico.
Este cão não é extremamente rápido, não tem contactos em corrida, tem uns recortes bons mas nada de outro mundo ....e a questão é simples ..Onde ela ganha o tempo ??
A meu ver ...trajectorias perfeitas, condução perfeita sem margem para erro.
Não existe um passo do cão que seja no sentido errado, ele sabe perfeitamente o que vai fazer a seguir ... mérito desta grande campeã ..Lisa Frick.




Albert e Menta


Fizemos parte da equipa Por Los Pelos ( grande abraço amigos !! ) no EO2009, estive com ele apenas 3 dias e desde então considero um grande amigo.
Quando entrei no EO2009 com o Kissy , Albert dizia-me “ Disfruta amigo ...disfruta amigo”
Antes do Mundial disse ao Albert “ Disfruta Amigo , vás ser campeon !!! “
Albert e Menta conseguiram o 6º lugar na Classe Midi , um magnifico resultado, com duas provas excepcionais .... un verdadero campeon ~

Parabéns Albert



Um grande Mundial, a grande festa dos campeões de Agility

Até para o ano

Just Agility

3 Comentários:

Anónimo disse...

Olá Hugo! Tens razão quando dizes que o piso era excelente e isso contribuiu para um bom espetaculo de agility.
Quanto aos tugas se vires os videos vês que os nossos cães não foram lentos nem andaram a passear nas provas! os tugas, embora muito aquém das expectativas dos proprios, pelo menos no que toca ao luís, portaram-se muito bem e estão de parabens! Não te esqueças que havendo uma recusa já não é possivel comparar tempos. No que diz respeito a minha toffy o único tempo que podes comparar é o do agility individual porque foi a única prova em que não fez recusa e se reparares é um bom tempo.
Cada vez mais se nota uma qualidade superior nos cães que participam nos mundiais, se antes tinhas 20% a lutar pelo título agora tens 50%, foi espetacular!
Cristina Sousa

Just Agility disse...

Ola Cristina,

Tens toda a razão, mas 50% acho muito ...infelizmente.

Quanto a lentidão, eu escrevi
“...será que somos lentos ou os tempos que são dados em Portugal são demasiados grandes e assim estamos acostumados a “passear” nas pistas ??”

Porque achei muito estranho ( e este texto foi escrito antes de ver alguns vídeos ) que todos os cães tivessem tido excesso de tempo.
Como sabes em Portugal, existem provas em que o melhor cão fica a uns 15 segundos do tempo limite, e que o cão mais lento consegue ficar dentro do tempo .... sinceramente acho isto muito prejudicial para o desenvolvimento dos Agility em Portugal, porque leva as pessoas a pensar que estão dentro do tempo ....quando na realidade o tempo é um exagero .

No caso da Tofy, eu sei perfeitamente que o Luis da tudo e puxa ao máximo pelos seus cães ...e a Tofy é dos cães mais rápidos de Portugal.
Agora lembra-te qual foi a prova que em Portugal uma recusa provocava excesso de tempo ??? Nunca vi tal coisa .

Chegamos ao Mundial e a qualquer prova fora de Portugal e as coisas mudam ...obrigam os cães a correr para ficar dentro do tempo... dar o máximo em cada pista.
Eu quase que aposto se um juiz Português colocar o tempo correcto e justo numa prova em Portugal, mais de 85% dos cães fazem faltas ou excesso de tempo.
Não porque são lentos ou são maus ..nada disso , apenas porque o condutor não esta habituado a pressão de fazer certo e rápido e isso provoca erros.
Isto é evolução.

Obrigado Cristina pelo teu comentário, é sempre bom um comentário de uma amiga, bjs.

Hugo

Anónimo disse...

Pronto ok 50% será um pouco demais mas é notoria a evolução e qualidade dos cães presentes no mundial.
Quanto aos tempos este ano e com a excepção do jumpig todos os tempos foram quanto a mim demasiaso alargados para um mundial por exemplo não posso precisar qual a prova mas sei que numa delas o melhor cão fez 34 ou 35 e o tempo era 41 ou 42, um exagero para um mundial, não achas?
Não importa, foi espetacular e esperemos que para o ano possamos estar presentes nesse evento magnifico e sinceramente Hugo espero que sejas um deles!
Cristina sousa

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO