17 julho 2011

Pressão no Agility ...para que ??

Esta frase não é minha ....mas é usada por muitas pessoas no mundo do Agility

“Não existe espaço no Agility actual para a “pressão.”

Pressão no dicionário Agiliteiro quer dizer que o condutor esta de alguma forma, seja ela física ou verbal a pressionar o cão para que ele faça alguma coisa, foi e continua a ser muito usada nos contactos como forma de “tentar” mostrar ao cão que ele deve tocar.

A forma mais normal de pressão é um “berro” , um TOCA quando o cão se esta a aproximar no contacto, muita gente usa um FICA ou um DEITA , o cão toca no contacto e fica tudo feliz.

Existem algumas coisas que eu não entendo nesta forma de pressionar o cão nos contactos. Uma pista tem normalmente 20 obstáculos , sendo que 3 são de contactos ( podem ser 4 ) , e o condutor tem uma atitude normal durante os 17 obstáculos e nos 3 de contactos manda um berro ao cão !!!

Acho que algo esta errado neste “filme”, porque se temos uma zona que os cães deveriam gostar de passar por lá ( afinal de contas é obrigatório !!! ), por outro lado os cães cada vez que se aproximam dos contactos levam um berro .
O resultado é muito simples, com o tempo os cães começam a aproximar dos contactos bem devagar ou então começam a saltar.


Outra forma de pressão é a física, existe quando o condutor se coloca a frente do cão de forma a que ele não salte.
Esta forma de pressão, para mim, é menos mal que a outra , mas no Agility actual e no Agility de Futuro não vai funcionar.

O Agility actual é muito rápido, se queremos ganhar ( e não ganhar apenas o campeonato ca do bairro !!! ) temos de andar sempre nos limites , não existe tempo em espaço para nos colocarmos em frente ao cão, estamos a perder tempo que hoje em dia simplesmente não existe.


Um cão pressionado constantemente é um cão que vai acabar a sua carreira de Agilty muito mais cedo, não digo deixar de fazer mas sim fazer em alto nível.

Todos temos problemas com contactos, uns fazem de uma forma outros de outra, mas no final a única coisa que resulta é quando o cão sabe o que tem de fazer por ele próprio, sem qualquer tipo de pressão


“O que antigamente era chamado uma zona de pressão ....hoje em dia é chamado uma zona de conforto” , de Samir Abdul Laila

Quando algo é pressionado ...normalmente explode !!!!


Just Agility
Hugo

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO