15 maio 2012

Emoção ao rubro nas finais de 2012

Decorreu no passado fim de semana a 1º e 2º final de 2012 , local ...Belem .
Talvez o melhor local para se fazer Agility em Portugal ... faltam sombras é verdade , é dificil de estacionar, é complicado conseguir estar concentrado com o teu cão.
Mas ...quando vimos o recinto completamente cheio de gente a aplaudir todos os Agiliteiros , todas as dificuldades desaparecem.
Passa a ser uma emoção tremenda, aqueles 40 segundos demoram !!!!! um verdadeiro espectaculo.

E foi assim este fim de semana, ninguem queria perder , o Grau 3 estava ao rubro e todos estavam a dar o seu melhor. O juiz de ambas as provas foi o Catalão Josep Pineda Puig , no sábado as pistas eram mais acessiveis e sem grandes dificuldades , no domingo aumentou consideravelmente a dificuldade. Pistas muito rapidas, algumas rectas seguidas de zonas de muito controlo, muito complicado para quem corre pouco e ainda mais para quem não tem comandos direcionais bem definidos .


O juiz preferiu não alterar os obstaculos na mudança de grau, e normalmente quando isso acontece alguem sai prejudicado... no sabado foi o Grau 3 com pistas um pouco acessiveis , no domingo foi o Grau 1 com pistas complicadas.
No Grau 3 Agility , o juiz decidiu colocar o balance "quase" por tras de um salto, acho que não havia necessidade deste pormenor !!
Esteve bem como juiz a todos os niveis. Foi uma boa escolha por parte da organização de ambas as provas.

Quanto as provas.
O destaque vai em primeiro lugar para um grande fim de semana da dupla Sérgio Sousa e Mistty .... ganhou 3 mangas em 4 , fez grandes pistas e demonstraram sem sombra de duvidas que são serios candidatos ao titulo.
No sabado na prova de Agility com 4.75 m/s deixou o 2º lugar a mais de 1 seg , no domingo ..... foram a unica dupla acima dos 5 m/s ... impressionante !! Parabens !!


Em 2º lugar .... mais uma bomba do Agility português que teima em aparecer nos momentos decisivos , Patch do Paulo Sousa . 1 lugar no Jumping de sabado e 5 no Agility , ficando em 1º lugar da geral.
No domingo 2 lugar no Agility e 5 no jumping , ficando em 2º lugar da geral.


2 cães de topo , 2 agiliteiros de topo ... parabens !!

Pela negativa, não posso deixar de falar no que aconteceu no G3 Midi - manga de Agility de domingo.
O TPS da prova foi de 62 segundos com uma velocidade de 2,90 m/s !!!
Uma final de G3 a 2.90 m/s ??? simplesmente ridiculo.

Em Portugal o TPS é determinado pelo melhor cão zerado mais uma % que varia entre 10% a 20%.
Como em Portugal existem muitos poucos cães Mini/Midi ( eram 5 cães ) e apenas 1 limpou a pista , foi esse cão que marcou o tempo,  a Danni da Isabel Guedes .
A Isabel tem feito um magnifico trabalho e tem evoluido imenso no ultimo ano , mas a Danni tem alguns "receios" e assim teve momentos em que foi quase a passo. Esta dupla não tem culpa nenhuma, regras são regras , mas quando o 1º lugar tem mais 10 segundos que o 2º lugar e ainda assim fica dentro do tempo !!! algo esta errado.
A regra tem de ser alterada, talvez enquanto não houver duplas suficientes nos Mini/Midi seja necessario ser o juiz a definir o TPS.

 No Grau 2 , Domingos Carneiro com Boreal e Alexandra com Luna em STD e mais uma vez .... El Pakito com Ana Paula nos Midi , estivem em grande !!! Parabens !!


Fim de semana em grande .... Agility ao rubro , emoção até ao fim , publico a encher o recinto e até houve tempo para agradecimentos divinos !!!!

3º e 4º final .....dias 26 e 27 Maio em Sandim ( VN Gaia ) .....isto promete !!

La estarei para a grande festa .

Just Agility
Hugo
Kissy e Just

Nota - Fotos de Diogo Campos Lopes

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO