26 junho 2012

Agility Minimalista, com Isa e Jouni

Eu e o Just fomos ate Redondela ( Espanha ) fazer um seminário de Agility Avançado com a Isabelle Emanuelson e o Jouni Orenius .... Agility Minimalista.

Estava com muitas expectativas para este seminário, o estilo destas duas duplas é muito semelhante ao que eu pretendo usar no meu estilo de condução , é um método muito simples e ao mesmo tempo complexo .

Simples, porque resumes ao mais simples aquilo que fazes em pista , as ajudas aos cães são constantes e dadas com bastante tempo de antecipação.

Por outro lado é complexo, basicamente treinas todo o tipo de técnicas de movimentos, blinds, wraps, reverse wrap , wrap + blind, human arrow , german ... são nomes que nunca mais acabam !!!  Estas técnicas não são efectuadas por acaso, são movimentos que quando bem executados , com o timing perfeito  são extremamente importantes.

O que é o Agility actual ? Movimento sempre para a frente, quebras de movimento, rapidez , informações para os cães bem antes dos obstáculos ... como se consegue tudo isto ? Simples ...com treino , com confiança no teu cão e especialmente conseguires ajudar ao máximo o teu cão ..... estando sempre a frente dele !!

Estar sempre a frente do cão , é isto que eu pretendo ....e foi isto que fizemos.

Para mim foi muito importante, algumas destas manobras eu já as fazia , mas não na perfeição.
20 cm são suficientes para o cão não saltar para o lado certo , isto pode equivaler a 0.5 seg numa pista e é aqui que eu tenho de trabalhar ( alem de muitas outras coisas !! )

Mas talvez o mais importante para mim tenha sido quando a Isabelle me disse que era “proibido” usar só um braço !!!  Algo que eu não estou habituado a fazer em algumas manobras e algo que  me causou muitas eliminações com o Just .
Perfeito ... usar sempre os dois braços , um envia o outro puxa ... eu a pensar que tinha de o prender com uma corda !!!

Quem não conhece a Isa e o Jouni  ( como eu não conhecia ) , dois jovens, profissionais do Agility , com bom aspecto , moda , musica , festas .....  e depois vê os dois a trabalhar em pista vai ficar muito bem surpreendido.

São duas pessoas magnificas, muito metódicas e levam tudo ao pormenor, mas ao mesmo tempo são muito diferentes.

Isabelle é como quase todas as mulheres , não admitia qualquer tipo de desvio na forma de conduzir ...chegando a oferecer porrada a quem o fizesse !!!  Muito impulsiva em pista e a falar !!  vivia intensamente cada manobra que fizéssemos .
O Jouni é muito mais calmo, ponderado no que diz , pensa bem antes de falar e começava as frases sempre com “ it was nice ...but you should ...” 

Sem duvida alguma são uma dupla que se complementa muito bem.

Um dos melhores seminários que  fiz !!!

Obrigado Isabelle e Jouni e obrigado Julio !!!

Just Agility
Hugo e Just

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO