24 setembro 2012

Regras e mais regras ...FCI




Após 4 provas oficiais , 2 Norte e 2 Sul, tem se notado que ainda existe alguma confusão na aplicação das novas regras nas provas de Agility, especialmente nesta:

The distance between two consecutive obstacles ranges from 4 to 7 m in category small and 5 m to 7 m in categories Medium/Large.

 Julgo não existir muita margem para duvidas , a regra é clara e simples ... A distância entre os obstáculos deve ser para a Classe STD e Midi entre 5 a 7 metros e Classe Mini entre 4 e 7 metros.

A forma como o juiz mede a distância puderá influenciar a distância minima , mais um metro menos um metro, no entanto nunca vai afetar a distância superior.

Tem havido neste inicio de campeonato algumas distâncias menos corretas entre os obstáculos  provavelmente devido ao desconhecimento desta alteração na regra, ja que anteriormente a Fci recomendava distâncias e agora estabelece parametros ....algo bem diferente.

Estamos no inicio ...tudo vai melhorar.


Outra situação que tem aparecido ultimamente nas provas tem sido a aplicação ( ou não ) desta regra da Fci

c) Test progress
The handler will go into the ring and place the dog (sit, down or stand) behind the start line.

Em português : O Condutor desloca-se para o ringue e coloca o seu cão , sentado , deitado ou em pé , atrás da linha de partida.
Até aqui tudo bem, mas o que eu não compreendo é qual a penalização desta regra? Ou será isto apenas uma recomendação ?

Esta situação ocorreu comigo na ultima prova, eu tenho por habito sair com o Kissy a correr, foi um erro meu porque já sabia que o juiz em causa não está de acordo e eu podia ter perfeitamente evitado.
Eu sai a correr com o Kissy e apos passar o 1º salto fomos eliminados , pelo motivo acima referido.

Para mim foi complicado aceitar, já que é uma regra ( ou recomendação ) um pouco estranha, pois nas classes Mini/Midi de todo o mundo ( incluindo Campeonatos do Mundo !! ) existem duplas que fazem exactamente a mesma coisa e não são penalizados por isso.

Mas aceitei, o que eu não aceito é a forma de penalização. Não existe em nenhum ponto nas novas regras FCI que indique que o dupla seja eliminada por este motivo, como tambem não existe nenhum ponto que indique que seja marcado qualquer falta ou recusa !!

Vendo assim, não me parece que este ponto seja uma regra , mas sim uma recomendação.

A questão que eu coloco é  seguinte : Não deveria ser defenido pelo CPC a utilização ou não desta recomendação ?

Video da eliminação



Da minha parte, irei proceder como sempre faço .... mas para a proxima faço questão de perguntar ao juiz o que ele vai fazer, so para evitar problemas.


Regras FCI – 01/01/2012


Just Agility
Hugo

10 Comentários:

Miguel disse...

Hugo, no primeiro caso também não vejo motivo para dúvida, é exatamente como colocou.

No segundo caso, nossa interpretação de Regulamento diz o seguinte: O condutor deverá se apresentar no percurso, colocando seu cão em posição (EM PÉ, SENTADO ou DEITADO) atrás da linha de saída, em seguida desatará a guia e retirará a coleira (enforcador) cujo uso não é permitido por razões de segurança. O condutor não deverá conservar qualquer objeto nas mãos durante a prova. O condutor poderá se posicionar em qualquer parte do percurso. Se um cão passar, sem fazer o primeiro obstáculo, será penalizado com um refugo e será iniciada a cronometragem manual do mesmo.
É permitido ao condutor posicionar-se em qualquer lugar sobre o percurso. O condutor começará a sua prova após o sinal do árbitro. O tempo começará assim que o cão cruzar a linha do começo(Adendo 5).

... ou seja, nada impede o condutor de sair junto ao cão por detrás do primeiro salto.
O Ringue, que no Brasil chamamos de pista, compreende todo o espaço delimitado, inclusive o espaço atrás do primeiro salto.

Se me permite, posso colocar seu post em discussão num fórum de árbitros que temos aqui e ouvir a opnião dos colegas.

Just Agility disse...

Eu normalmente chego com a trela e aguardo a autorização do juiz, apos tirar a trela o meu cão da umas voltas a minha e seguimos ...fui eliminado.
Eu posso parar o cão , mas considero que é mais proveitoso para o Kissy ( por ser mais pesado ) sair ja embalado.

A meu ver ...nunca deveria ter sido eliminado.

Em Portugal existe um juiz que não admite que o cão saia em andamento , e tambem ja aconteceu com um juiz espanhol.

Sim claro Miguel , coloca no forum e deixa aqui o endereço sff

Obg

Abs

Filipe Vilhena disse...

Olá amigos Hugo e Miguel,

Relativamente à regra da distancia penso não haver dúvidas... penso mesmo que a FCI ao colocar a regra desta forma foi para uniformizar um pouco mais as distâncias que se praticam por todo o mundo... pode haver diferenças de 1 metro - 1,5, consoante a forma de medição...

Relativamente à partida a minha interpretação do regulamento é de que em momento algum o regulamento menciona que o condutor não pode partir junto do cão... aliás o regulamento até menciona que o condutor pode partir de qualquer local da pista... mesmo o condutor estando atrás do 1º salto está em pista... como tal não há dúvidas...!!!!
"The handler is allowed to position himself anywhere on the course..."

Just Agility disse...

Filipe, relativamente as distâncias
Olha este exemplo , colocas um tunel debaixo da palicada e fazes palicada ...tunel.

Ja vi isto em videos de provas, mas a meu ver mesmo com esse fator de medição parece um pouco impossivel estar dentro dos 5 metros dos Std !!


Relativamente a partida, não tem ver eu sair com o cão , mas sim com o facto de desde o momento que tiro a trela ao cão ele não fica quieto um segundo ( por opção minha ) .
Não vejo qualquer motivo para ser eliminado , mas fui.

Filipe Vilhena disse...

Hugo, mas o regulamento (posso estar a interpretara mal...!!!) em momento algum diz que o cão tem que estar parado... sentado, deitado e de pé... ao não estar parado estará obrigatoriamente de pé, posição abrangida pelo regulamento...!!!!!

Just Agility disse...

Mas fui eliminado.
Para que não haja duvidas sobre o motivo pelo qual fui eliminado
aqui esta o video
http://youtu.be/ETO_gsfl03o

Filipe Vilhena disse...

Deverias depois da prova terminar, de uma forma calma e sem entrar em dialogos mais acesos, ter perguntado ao juíz, à luz dos regulamentos, qual o motivo para a eliminação... pode ter havido outro motivo para a eliminação que passou despercebido à maioria... só o proprio juíz pode esclarecer...

Just Agility disse...

O juiz explicou o motivo logo apos a eliminação.
Foi por não ter parado o cão , sendo que o parar pode ser 1 segundo !!

Dan disse...

Para mim não é eliminação , só seria se o Hugo partisse antes do arbitro apitar p largar!!!
Acho normal o cão sair junto com o guia e em movimento, mini e midis no WAC partem assim e é normal!

Just Agility disse...

Obrigado Dan,
So sai apos o apito.
eu faço sempre isto, e como tu dizes é muito normal nos mini e midis no mundiais

enfim

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO