17 outubro 2011

Kissy no AWC 2011

Lievin, este era o local onde as maiores estrelas do Agility Mundial iam brilhar
A 2.200 km de casa, partimos para mais uma aventura Agiliteira.... estávamos mais que prontos e ansiosos por este momento.


Chegamos na 4f ao final do dia, no dia seguinte acordar as 6h para irmos para a sessão de treinos no recinto do Mundial.
Foi uma boa sessão, foi para descomprimir um pouco a ansiedade e também para nos habituarmos ao piso e especialmente aos contatos.
O piso era de relva sintética, não muito boa e muitos cães escorregam especialmente quando se pedia para eles recortarem muito, ao longo do mundial foi-se vendo uma clara adaptação dos cães ao piso e a escorregarem cada vez mais ..... mas podia ser um piso muito melhor !!!

Treino, inspeção e foi-nos mostrado a zona onde os nossos cães podiam ficar.
Aqui foi o 2º de muitos erros da organização
deste mundial, as zonas resumiam-se a um local de passagem de pessoas e cães com cerca de 3 metros de largura, onde de um lado estavam as caixas para os cães com 1,5 m e os restantes 1,5m era para as pessoas passarem. Ou seja uma zona onde era impossível os cães descansarem e estarem calmos ..algo que era essencial.
Assim o Kissy ficou sempre no carro, mais seguro e completamente a vontade para descansar.
Durante o dia de 5f , tivemos oportunidades de ver os outros países a treinarem, algo que eu considero muito importante. Agility é um processo em constante aprendizagem.




6f era dia de provas e de abertura
Fomos para abertura...um belo desfile, rever alguns amigos que só vejo de ano a ano, alguns amigos on-line onde finalmente podemos nos conhecer cara a cara.

E depois ....as provas, era para isto que fizemos tantas horas de viagem e nos prepararmos.


Eu tinha um objectivo em mente, nunca o disse ao Kissy para ele não ficar nervoso !!! , era colocar o Kissy nos 10º primeiros cães individual.
Tínhamos de ser perfeitos e arriscar tudo o que havia para arriscar ...afinal de contas colocar um cocker com 9 anos no top 10 mundial era muito complicado ....mas no Agility nada é impossível.

A nossa primeira pista era de Jumping, não era uma pista complicada, mas quando estas num Mundial onde tens milhares de olhos a olhar para ti, onde todo o ambiente
respira Agility, onde tudo é levado aos limites, onde o tempo da prova é o menos importante porque todos vão dar o máximo .... uma pista fácil torna-se muito complicada.

Para estarmos tranquilos, ou tentar estar tranquilo, é sempre necessário um apoio, alguém que se preocupe com aquilo que quem vai correr nunca se deve preocupar ...este ano eu e o Sergio fomos um grande apoio um para o outro, que desde ja agradeço ...obrigado Sergio.

Cada vez que tinha de entrar em prova era um filme para o Kissy, primeiro estamos na zona de aquecimento onde apenas podem estar os participantes ..onde o silencio é quase regra tal é a concentração das pessoas.Depois somos chamados e passamos por um escritório, descemos umas escadas , andamos por um túnel com uns 15 metros ( parecia uma eternidade !! ) e paramos ....a espera. Se termos o azar de antes de nós estar a correr uma dupla da França o pavilhão ia ao rubro, e o Kissy que ja estava completamente nervoso ficava numa pilha de nervos ...sem ver nada, simplesmente no túnel a espera.La subimos as escadas e vemos o campo ...e esperamos que as duas duplas que estão a nossa frente façam a prova.Nestes 2 minutos, era o tempo que eu tinha para colocar o Kissy focado ... tirar todos os nervosismos que tinha e ligar o motor, ladra Kissy !!!

Finalmente somos nos !!
Qual a pior coisa que pode acontecer numa prova de Agility ? Insegurança e desconfiança no teu cão.
Eu estava 100% confiante, a partir do momento que coloquei o Kissy na partida senti que ele estava completamente eufórico e não ia ficar ali muito tempo, mesmo dando a ordem de ficar ele partiu e eu ( erradamente ) tirei o olho dele durante 1 segundo ...tempo suficiente para ele eliminar ao 2 obstáculo.
Fiquei triste, acabei essa prova muito em baixo .... o meu sonho acabou em 2 segundos. Aquilo que eu me tinha preparado durante muitas semanas, meses, anos morria em 2 segundos.
Foi um momento complicado as horas que se seguiram.
Uma coisa aprendi, nunca mais dou a ordem de ficar para o Kissy ...agora saio sempre com ele.

No final do dia já tinha mudado de disposição, errar é humano, sonhos perdem-se mas não morrem e apesar de os anos já pesarem a vida dá oportunidades a quem as procura e a quem trabalha para as merecer.

A festa do Mundial continuava, grandes duplas, grandes pistas, tristezas e alegrias ...é Agility.
No domingo tínhamos a prova final ...aquela que eu mais gostava, a prova de Agility.
Fomos dos primeiros , as 7.25h já estava a reconhecer o percurso, para as 7.50h começar a correr .... mais um dia a acordar as 5h

Não tínhamos nada a perder, era Agility a abrir como nos gostamos e assim foi .
Tivemos uma falta na saída da passarele e outra falta não sei bem aonde, já que ninguém sabe o motivo porque é que o juiz marcou a falta.
Mas isso era o menos importante, importante era sair pela porta grande do Mundial e acho que conseguimos sair.
Recebemos alguns elogios de vedetas do Agility Mundial, que é sempre bom !! , e até tivemos direito a um casal de fãs que veio ter connosco para trocarmos a tshirt :)


No sábado foi dia de equipas.
Sabíamos que a Equipa Midi tinha poucas hipóteses de fazer um brilharete, mas estávamos lá para tentar e fazer o nosso melhor.
Fizemos duas boas provas, numa cometi um erro de pressionar demasiado um salto ao Kissy e ele mandou uma vara abaixo e noutra cometi o erro de fazer um blind a seguir ao murro .

Dois erros meus , duas faltas do Kissy.



Acabou o mundial de Lievin, não cumprimos os nossos objectivos mas demos o nosso melhor, saímos como entramos ...com confiança no nosso trabalho e com uma alegria imensa por tudo aquilo que conquistamos.

Obrigado Kissy, por tudo o que me proporcionaste, bons e especialmente os momentos menos bons.


Quando temos um sonho e temos a oportunidade de partilhar esse sonho com alguém, e esse alguém faz de tudo para o nosso sonho caminhe por caminhos mais fáceis .... a vida é excelente.
Chamem-lhe o braço direito, braço esquerdo ... ou ambos os braços, faz parte de mim em todos os momentos e esta sempre lá ..... obrigado Carla, por me aturares, não deve ser nada fácil !!! , por sentires comigo todas as minha emoções. Muito Obrigado :)


Até para o ano pessoal, Liberec 2012


Hugo e Kissy

4 Comentários:

Fabiano Estigarribia disse...

Deve ter sido uma grande viagem. Que vontade de colocar o pé na estrada AGORA pra fazer agility. Mas só mês que vem.

Show!!!

Ah, tá precisando de um carro maior hein? hehehe

Just Agility disse...

Um cão, mais 4 pessoas e malas !!!! qualquer carro era pequeno eheheh

Fabiano Estigarribia disse...

Então, tá precisando realmente de um carro maior. 4 pessoas e 1 cachorro? Tem que ser o contrário!!! hehehe. Abraço e em quanto tempo percorreram os 2200km?

Just Agility disse...

Esse assunto ja foi tratado :):) agora até da para 7 pessoas !!

sai daqui 3f as 12h e cheguei a Lievin 4f as 20h.
são cerca de 22h de estrada, um dia e meio de viagem para cada lado com paragem para dormir e parar de 2h em 2h para os cães sairem.

facil

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO